Da série, Bibliotecas – templos do saber!!!

Estava com essa ideia a inculcar meu juízo e, hoje, aproveitei para colocá-la em prática – CONHECER AS BIBLIOTECAS DE SALVADOR, BEM COMO A SUA RELAÇÃO COM A SOCIEDADE. Na verdade, espero me surpreender com essa proposta, pois, até então, tenho conhecimento de um número muito restrito. Começaremos pela biblioteca da minha, da sua, da nossa, Universidade do Estado da Bahia – UNEB, que fica lotada no bairro do Cabula.

Campus-I-da-UNEB
Fonte: Google Imagens

A Biblioteca Edivaldo Machado Boaventura (Campus I) faz parte do Sistema de Bibliotecas da Universidade do Estado da Bahia – SISB – que integra as bibliotecas existentes nos 24 campi universitários espalhados por essa terra abençoada. De acordo com o Coordenador Roberto Freitas, “é dotada de 85.156 exemplares, com vistas à atualização e possui 40.040 títulos disponíveis”, funcionando de segunda à sexta, de 7:30 às 21:30 h, e aos sábados, de 08 às 12h.

UNEB 1

Para melhor atender à comunidade acadêmica, além do acervo, há três anos, passou a disponibilizar 36 notebooks para uso local sendo que, para tanto, é fundamental que o aluno/professor esteja com o cadastro em dias (sem pendências de livros e multas no sistema) e atualizado.

UNEB 2

Conforme reitera sua natureza cidadã, a Universidade expõe que um dos objetivos da biblioteca reside, justamente, no fato de poder estreitar laços com a comunidade, assim, ao visitante é permitido acesso ao acervo, bem como a possibilidade de realizar suas pesquisas no local, bastando para isso apresentar, apenas, um documento original com foto.

UNEB 6

“As bibliotecas que compõem o SISB UNEB oferecem diversos serviços de suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão, pessoalmente ou à distância. À distância, é possível consultar o acervo, efetuar reserva e renovação de livros através da base de dados do SISB, no menu ACERVO. Além disso, é possível consultar o SISB Virtual UNEB, onde os usuários terão acesso à diversas bases de dados através do menu CATÁLOGO DE BIBLIOTECAS VIRTUAIS” (SISB/UNEB, 2013).

 UNEB 7

É importante salientar que, sendo o acervo da biblioteca um bem púbico, faz-se de fundamental importância que cuidemos dele com a devida atenção para que todos continuem tendo acesso irrestrito, afinal, não raro também são os casos de descuido com alguns livros. Mais do que nunca precisamos fazer valer o nosso papel cidadão para que outras pessoas, e outras gerações, tenham as mesmas oportunidades que nós, mais do que nunca precisamos fazer valer nossos direitos e deveres para salvaguardar os nossos bens comuns e permitir que o conhecimento continue trilhando o seu caminho, iluminando mentes e salvando o mundo.

Beijoquinhas

Ahhh!! Preciso agradecer à minha fotógrafa, Bárbara Heloísa, pela força. Brigadão, Chuchu!! Você foi maravilhosa!!! 🙂

Anúncios

7 comentários sobre “Da série, Bibliotecas – templos do saber!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s